quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Porcentagem de água em nosso planeta

Introdução


Atualmente, na Terra, a quantidade de água é de cinco quadrilhões de toneladas!

Desde a década de 1990 a água potável (própria para beber) vem sendo considerada um produto cada vez mais escasso, portanto, cada vez mais precioso.

O Brasil é um país rico em água potável, porem o desperdício, as faltas de planejamento para seu uso e o descaso das pessoas que poluem rios e lagos podem vir a provocar a carência desse produto.

Da mesma maneira que não podemos sobreviver sem ar, simplesmente não existiríamos se não houvesse água, não haveria também os animais e as plantas.

Contudo, sem ÁGUA não há VIDA.



Porcentagem de água no nosso planeta


A água é um mineral bastante abundante em nosso planeta. Ele é raro no sistema solar e no universo conhecido.
A água está presente em toda a parte neste úmido planeta: no ar, nas rochas, nos rios, na intimidade das células vivas, nos vegetais, nas calotas polares e no corpo dos seres humanos, até no meio do fogo existe muito vapor de água.
É composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio: H20, e faz menos de 300 anos que se sabe disso. Primariamente, está em três estados: sólido, líquido e gasoso, entre os quais vive circulando.
Aproximadamente, 97,5% da água é salgada e está em mares e oceanos; 2,493 % é doce mas está em geleiras ou em lençóis subterrâneos de difícil acesso e, somente 0,007% é doce e se encontra em rios, lagos e na atmosfera, de fácil acesso ao ser humano.
O nosso planeta se chama Terra, mas deveria se chamar Água. Com algumas ilhas de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos. A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos. Estimam-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra.
Ela é uma condição essencial para a existência da vida, sem água, não pode haver vida. Como a certeza da morte, os humanos tem se esquecido disso com excessiva freqüência.




Desperdício: algo que tem que acabar

A poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos do país. Os rios são poluídos por agrotóxicos, resíduos industriais, resíduos de lixões e lançamento de esgoto doméstico sem tratamento.
A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos, segundo a ONU.
Ao desperdiçar comida, desperdiça também a água usada para produzi-la. Nas lavouras são utilizados métodos de irrigação pouco eficientes que desperdiçam muita água.
Os agrotóxicos utilizados na agricultura são compostos químicos venenosos, cujos resíduos podem provocar várias doenças. Alguns não se degradam contaminando por muito tempo, a água, o subsolo e o ar.
O Brasil possui a maior reserva de água doce do mundo e é um grande desperdiçador de água potável. A água sai através de tubulações e canos mal conservados que se rompem ou é desviada.
A indústria é a segunda maior consumidora da água doce disponível. Além do desperdício e da falta de técnicas modernas de reuso de água, o lançamento de lixos nos rios comprometem a vida dos peixes e outras formas de vida.
A água é um recurso vital. Todos podem colaborar fazendo a sua parte: agricultores, poder público, empresas, instituições e a sociedade.
Efeito da falta de água no ecossistema


A falta de água no ecossistema é algo que pode ser, no futuro, o resultado do desperdício. Devemos economizar hoje para que amanhã ainda tenhamos um pouco de nossa riqueza.
Muitas pessoas não se dão conta de que a água é algo fundamental para nós seres vivos e a utilizam sem moderação.
Todos nós devemos cooperar, realizando a nossa parte, nós como sociedade, devemos ter a maior responsabilidade: não jogando lixo nas ruas (pois podem entupir os esgotos), conservando a água que usamos diariamente, não poluindo os rios, etc..
Contudo, compreendemos que, para haver água no futuro, devem existir pessoas comprometidas com a moderação de água no presente.



Curiosidades!

Você sabia?
♣Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. ♥As algas produzem a maior parte do oxigênio da Terra. ♫O corpo humano possui na sua composição 3/4 de água. ♣O homem pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem água. ♥Na água originaram os primeiros organismos vivos que surgiram na Terra, há mais de 3 bilhões de anos. ♫O gotejamento de uma torneira desperdiça de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês.



Considerações finais


Concluímos que, sendo a água, potável e rara em nosso planeta, não deveria estar sendo poluída, nem contaminada e muito menos sendo desperdiçada.

A água potável é límpida e inodora, fresca e sem impurezas, onde contém uma pequena quantidade de sais minerais e oxigênio dissolvidos.

Esta água é a que devemos usar para beber e cozinhar nossos alimentos.

Porém sabe-se que hoje em dia a água considerada potável, vem apresentando resíduos de poluição, podendo gerar vários tipos de doenças em nós seres humanos.

Portanto, devemos ter consciência de que temos hoje um dos mais preciosos bens naturais e, se não cuidarmos dele, daqui a alguns anos não o teremos mais.



Referências bibliográficas:

www.google.com

CRUZ, DANIEL, 1993 – O meio ambiente: 5ª série - Daniel Cruz. – Ática, 2004 –(Ciências e educação ambiental)

2 comentários:

  1. "O nosso planeta se chama Terra, mas deveria se chamar Água."

    mas quanta ignorância, Terra é um Deus romano, e não o solo que existe na crosta terestre

    ResponderExcluir